Cursos

QUALIFICAÇÃO DE TRABALHADOR DESIGNADO / REPRESENTANTE DO EMPREGADOR / REPRESENTANTE DOS TRABALHADORES (30h)

570.00 + IVA

Limpar

Descrição

A Lei nº 102/2009 de 28 de Janeiro que regulamenta o Regime Jurídico da promoção da Segurança e Saúde no Trabalho estabelece a obrigatoriedade da Empresa assegurar formação específica nas situações em que:

 

  1. Designe um trabalhador para desempenhar as atividades relacionadas com a Segurança e Saúde do Trabalho (artigos 20.º e 81.º);
  2. Designe um representante para acompanhar e coadjuvar a execução das atividades de prevenção realizadas pelos serviços comuns ou externos (artigo 77.º);
  3. Existam representantes dos trabalhadores para a segurança e saúde (artigo 22.º)

 

A frequência deste curso permite a quem o concluir com sucesso, o reconhecimento por parte da ACT das competências necessárias ao desempenho da função como Trabalhador Designado / Representante do Empregador / Representante dos Trabalhadores.

No final da ação os formandos estarão aptos a:

  • Conhecer o enquadramento legal existente no domínio da segurança e saúde e para as responsabilidades inerentes ao seu papel na estrutura dos sistemas de prevenção;
  • Colaborar na definição da política geral da empresa relativa à Segurança e Saúde do Trabalho;
  • Desenvolver processos de avaliação de riscos profissionais;

Colaboradores com funções de Trabalhador Designado / Representante do Empregador / Representante dos Trabalhadores.

Conceitos básicos de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho
• Introdução à Prevenção de Riscos Profissionais;
• Quadro Legal Básico em Matéria de Prevenção de Riscos Profissionais.

Riscos gerais e a sua prevenção
• Riscos relacionados com as condições de Segurança;
• Riscos relacionados com o meio de trabalho;
• Carga de trabalho, fadiga e insatisfação laboral;
• Ergonomia;
• Sistemas elementares de controlo de riscos, proteção coletiva e individual;
• Noções básicas de emergências e evacuação;
• Noções básicas de primeiros socorros;
• Controlo de saúde dos trabalhadores.

Elementos básicos de gestão da prevenção de riscos profissionais
• Organização da Prevenção na Empresa;
• Os Recursos Humanos e materiais para o desenvolvimento das atividades de Prevenção;
• Organismos Públicos Relacionados com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

Riscos específicos e a sua prevenção no respetivo setor de atividade da empresa
• Estudo desenvolvido em função dos sectores de atividade representados pelos participantes.

  • Avaliação contínua;
  •  Assiduidade.

Informação adicional

Local

Lisboa

Data

30, 31 OUT e 4, 5 NOV

CONTACTO

Tem alguma questão? Utilize o formulário para nos contactar.

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