BPM- CICLO DE VIDA, MODELAÇÃO E DIAGNÓSTICO – NIVEL II (20h)
€580.00 + IVA
Descrição
O BPM (Business Process Management) visa a melhoria dos processos de modo a permitir otimizar recursos e reduzir perdas, de modo a incrementar o valor dos negócios. Numa ótica que vai do estratégico ao operacional, o BPM visa fundamentalmente rentabilizar inputs e promover a concretização de resultados. Nesta perspetiva, e numa linha muito focada nas necessidades dos participantes, esta ação de formação visa preparar os formandos para uma mais eficaz conceção e gestão dos processos da sua organização. Trata-se assim de uma ação de Formação orientada para a compreensão de um método universal para execução de um ciclo de gestão por processos, e perspetivar a respetiva implementação. Neste nível, a ênfase está na realização das etapas iniciais do ciclo, contemplando as ações de:
(1) alinhamento estratégico
(2) modelação dos processos
(3) diagnóstico da situação vigente (as is).
Este curso de formação tem como objetivo capacitar os participantes para acompanhar a realização das atividades práticas do ciclo de BPM, nas etapas mencionadas.
Profissionais de nível tático e/ou colaboradores com envolvimento prático na condução e controlo de processos, documentação e demais atividades que envolvam responsabilização sobre resultados. Também pode ser destinado a profissionais no nível de gestão/direção organizacional, desde que os mesmo tenham interesse em compreender melhor como os diagnósticos de processos de negócio são produzidos, e todo o rigor técnico envolvido.
Ciclo de Vida da Gestão por Processos
A Notação BPMN 2.0 e seus elementos
• Paleta Nível I
• Paleta Nível II
• Paleta Nível III
Modelação e seus princípios
Etapas e procedimentos a cumprir para a modelação
Entendimento da Empresa e Exercício Prático
• Modelação dos processos com BPMN 2.0
• Cálculo de Tempo e Capacidade dos processos
• Custeio ABC das atividades dos processos
• Simulação de Cenários de Realização
• Conclusão do diagnóstico “As Is”
Wrap up e próximos passos
• Realização e conclusão de exercícios práticos
• Exploração pelo formador com recurso a dinâmicas e interação com o grupo de formação;
• A componente prática do curso assenta na exploração de casos, podendo ser os casos que os próprios participantes tragam à formação – a recolher com antecedencia

Gart Capote
Gart Capote é uma das principais referências em Gestão por Processos, sendo autor de 5 livros sobre estas temáticas (BPM, BPMN e Foco do Cliente).
Atualmente é Presidente da Business Experience Design International Alliance, Advisor Estratégico para a ABPMP Portugal, bem como idealizador, fundador e ex-presidente da ABPMP Brasil.
Criador e promotor da técnica de “Modelagem da Verdade”, do “Customer Journey & Process Integration Canvas” e do “Método de 5 Passos” para construção de jornadas com experiências memoráveis.
Atua internacionalmente como formador e consultor para análise, melhoria, automatização e transformação de processos de negócio, já tendo capacitado mais de 3400 profissionais em centenas de empresas.