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CIBERSEGURANÇA: PROTEÇÃO DO NEGÓCIO PARA DECISORES (16h)

720.00 + IVA

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Descrição

As tecnologias de informação contribuíram de forma indelével para a alteração do paradigma comercial, globalizando as oportunidades de negócio ao mesmo tempo que exponenciam os riscos. A suscetibilidade de incidentes, bem como o rigoroso cumprimento do quadro legal – nomeadamente impedindo o acesso ilegítimo a dados – exige dos diversos operadores uma atualização permanente das competências técnicas e comportamentais, assente numa formação sólida, desenhada em função das respetivas necessidades, dotando-os de apetências que permitam antecipar cenários de risco e encenando reações face à suscetibilidade de acessos ilegítimos, ou da destruição de informação interna, comprometendo a estratégia de negócio e/ou a confidencialidade da carteira de clientes.

A eficácia de uma empresa mede-se hoje também pela sua capacidade de deteção e reação a ataques. No hodierno quadro de ameaças, riscos e oportunidades, a dúvida que se coloca é quando uma entidade será atacada e não se será atacada, o que conduz à imperiosa necessidade de politicas de segurança empresarial adequadas, sustentadas na responsabilidade social e numa autêntica cultura de segurança no seio de cada empresa.

A definição de estratégias atinentes à contenção de danos e à continuidade do negócio é determinante para o sucesso de qualquer atividade comercial e constitui a base deste programa de formação. A presente proposta formativa tem como tema a Cibersegurança em ambiente empresarial. O seu design integrado potencia uma visão transversal e um conhecimento específico por graus de responsabilidade no domínio da cultura empresarial, permitindo que cada um dos elementos contribua para o incremento do conhecimento coletivo empresarial de seguridade e será desenvolvido em torno dos seguintes eixos:
• Quadro de Riscos e Ameaças
• Cultura de Segurança empresarial
• Prevenção e Reação em ambiente digital

No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:
• Identificar o atual quadro de riscos e ameaças;
• Definir as prioridades em matéria de prevenção e contenção face a ciber ataques.
• Estar sensibilizado para a aplicação da Competitive intelligence ao seu modelo de negócio.

Na presente ação de formação, os principais destinatários, serão decisores de 1ª e 2ª linha.

Introdução – a Gestão face ao atual quadro de riscos e ameaças
• Diagnóstico dos riscos e ameaças na atividade empresarial
• Segurança do negócio – conceito e potencialidades
• Tratamento de dados pessoais face ao RGPD (breve nota)

Ambiente empresarial
• Fator humano,
• Identificação de vulnerabilidades
• Cultura de segurança empresarial
• Competitive intelligence (primeira abordagem)

Segurança das TI
• Definição de processos e procedimentos
• Proteção dos sistemas e das comunicações
• Papel do gestor de segurança tecnológica

Contenção de danos e Continuidade do Negócio
• Gestão de crises
• O plano de contingência
• Medidas de reação
• Controlo de qualidade

Informação e Inteligência
• Gestão da informação
• Informação vs. Inteligência
• Modelos

Inteligência Competitiva
• O que é e como (não) usar
• Como se obtêm
• Zonas cinzentas e limitações

Redes sociais

SNA (Social Network Analysis)
• Como utilizar para obter informação
• Ferramentas

‘Fake News’

Limitação da exposição

Algumas ferramentas de exploração do ‘espaço virtual’

Exercícios práticos

• Avaliação contínua
• Assiduidade

CONTACTO

Tem alguma questão? Utilize o formulário para nos contactar.

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